5 years ago

4 # Crônica Social - O portão trancado

A unidade de assistência social abriu bem cedinho e ele já estava esperando sabe-se lá desde que horas. Um adolescente muito magro e abatido segurando um blusão de frio. Os lábios queimados denunciavam uma noite inteira fumando pedra. Cambaleou até o balcão e balbuciou várias coisas que ninguém entendeu. Depois de muitas tentativas conseguiu dizer seu nome e o nome da técnica que o atendia na unidade de saúde mental onde era acompanhado.

Seu estado era precário. Sua fala se arrastava tanto que várias pausas se amontoavam nas frases, quebrando a lógica do seu discurso. O olhar embotado e distante, totalmente alheio aos olhares de preocupação, cuidado e curiosidade que lhe dirigiam. O blusão que segurava se arrastava pelo chão assim como seus passos descompassados. Devia estar há muito tempo na rua, desprotegido e entorpecido.

Mas não. Na verdade havia saído de uma internação de 03 meses em uma clínica de recuperação, NO DIA ANTERIOR. E no dia anterior já não teve onde dormir, pois ninguém da sua casa quis abrir o portão quando ele chegou.

Recebeu roupas limpas, alimento e ficou por ali até se recuperar do torpor. Questionado sobre a possibilidade do Conselho Tutelar ir até sua casa conversar com sua família, foi claro e enfático, num rompante de lucidez:

-Não adianta, para mim eles não abrem o portão. Às vezes sinto muita saudade, e fico escondido vendo eles de longe. Saindo e entrando pelo portão. Às vezes eu sigo e protejo minha mãe ou minha irmã, sem elas saberem. Tem dias que eu só descanso tarde da noite, depois que todo mundo entra e tranca o portão. Entendeu, moça? Eu não posso passar do portão, mas eu posso esperar o portão abrir para ver o rosto deles.

img
imagem

E sorriu triunfante, convicto de que isso o tornava mais feliz.

Esse post é de uma série de crônicas que decidi escrever, baseadas em fatos da vida real, os quais foram extraídos do meu cotidiano e da minha experiência com famílias em situação de vulnerabilidade social e violações de direitos.

  • 11Upvotes
  • $0.00Reward
  • 0Comments

Comments

You can login with your Hive account using secure Hivesigner and interact with this blog. You would be able to comment and vote on this article and other comments.

Reply

No comments