5 years ago

5# Crônica Social - Não me veja por favor

Uma overdose no meio da madrugada silenciosa ceifou a vida de sua mãe, e aos 2 anos foi obrigada a morar com o tio. Quando tinha 10 anos foi a vez de seu tio partir de forma definitiva, vitimado por uma doença fulminante. Mais uma vez a solidão mandatória amordaçava o seu direito de ser feliz.

Felizmente tinha várias irmãs, que a essa altura já eram adultas e imediatamente lhe ofereceram abrigo. Porém a puberdade logo chegou e lhe trouxe uma beleza escandalosa. O que teria sido um presente não fosse o fato de suas irmãs temerem sua presença estonteante dentro de suas casas, assim tão perto de seus maridos animalescos e mal escolhidos. Pensando bem, felizmente não foi obrigada a conviver com gente desse tipo. Foi escorraçada de cada casa antes que pudesse entender o porque de não ser bem-vinda.

Foi acolhida em uma casa-lar. Livre dos olhares cobiçadores. Presa num círculo de auto-depreciação.

Até que esbarrou em um olhar de doçura e admiração. E pela primeira vez depois de tanto tempo sorriu. Outra adolescente acolhida acolheu seus medos e expulsou sua solidão.

img
imagem

Por muito tempo foram tão felizes juntas: estudaram, trabalharam, lutaram e sonharam. A beleza florescia vibrante em seus corpos e almas.

Mas na sua vida a solidão parecia majoritária além de mandatória, e logo os dias ruins se multiplicaram. Sua companheira foi presa traficando, escorraçando a alegria e toda a beleza dos seus dias. Raspou o cabelo, engordou, escondeu o corpo por debaixo de roupas largas e disformes. Afinal, para que servia ser linda se a beleza só atraia os tarados, asquerosos, interesseiros e perversos, e prolongava os dias difíceis?

Preferia ser invisível, quem sabe assim a má sorte passava reto e ela sobreviveria até o dia que seu amor pudesse voltar? Bela não estaria, mas viva quem sabe.

Esse post é de uma série de crônicas que decidi escrever, baseadas em fatos da vida real, os quais foram extraídos do meu cotidiano e da minha experiência com famílias em situação de vulnerabilidade social e violações de direitos.

  • 12Upvotes
  • $0.00Reward
  • 2Comments

Comments

You can login with your Hive account using secure Hivesigner and interact with this blog. You would be able to comment and vote on this article and other comments.

Reply

No comments